Saiba como a tireoide pode influenciar na fertilidade e gestação

A glândula tireoide fica na base do pescoço e produz dois hormônios: a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Eles são importantes em todas as fases da vida, desde a formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), o crescimento, o desenvolvimento, a fertilidade e a reprodução até a velhice. Um simples exame de sangue pode identificar se a glândula tireoide está secretando hormônios em quantidades suficientes ou não.

Os hormônios produzidos pela tireoide interagem com outros, especialmente os sexuais. Seu nível adequado é necessário para o funcionamento normal dos testículos nos homens e dos ovários nas mulheres. O excesso de hormônios da tireoide (hipertireoidismo) ou insuficiência (hipotireoidismo) são causas de infertilidade masculina e feminina¹.

O hipotireoidismo quando não tratado, pode determinar infertilidade, aumentar o risco de abortamento espontâneo, de parto prematuro e outras complicações, podendo também afetar o desenvolvimento cerebral do feto². Durante a gravidez, as mulheres portadoras devem ter acompanhamento periódico do endocrinologista com dosagens hormonais mensais, tendo em vista o aumento da necessidade de hormônio tireoidiano na gestação. O hipotireoidismo bem controlado não causará nenhum prejuízo ao feto.

Já o hipertireoidismo pode causar infertilidade por impedir a ovulação, provocar alterações no feto ou mesmo abortamento. O ideal seria que o hipertireoidismo fosse tratado antes da gestação ocorrer. Entretanto, se isto não for possível ou se a gravidez acontecer, a gestante deverá manter acompanhamento especializado e usar o mínimo possível de medicamentos antitireoidianos, devido a passagem placentária dos mesmos.

Se você tentar engravidar sem sucesso, por mais de um ano, solicite ao seu médico que verifique o status de seus hormônios da tireoide antes de iniciar outros procedimentos médicos². Tanto o hiper quanto o hipotireoidismo podem causar problemas de fertilidade, porém o tratamento adequado irá recuperá-la, sendo possível engravidar mesmo tendo estas doenças.

Dra. Maria Elvira Wagner Ferreira
Endocrinologista – CREMERS: 15267

Médica Parceira Clínica ProSer

Centro Clínico Mãe de Deus – Rua Costa, 30/sala 505
Fone: (51) 3230.2750

Centro de Diagnóstico Cardiológico (CDC) – Av. Independência, 383/sala 209
Fones : (51) 3224-4221 / (51)3221.2036
Porto Alegre/RS

Referências:
1. Krassas GE, Poppe K, Glinoer D. Thyroid function and human reproductive health. Endocr Rev 2010;31: 702-755.
2. American Thyroid Association. Thyroid disease and pregnancy. 2018