fbpx

Por que não dá certo? Possíveis causas da infertilidade masculina e feminina

Por que não dá certo? Possíveis causas da infertilidade masculina e feminina

Homens e mulheres, que sonham em ter filhos, às vezes se deparam com dificuldades para realizar, com sucesso, a gravidez espontânea.

Muitos se questionam ‘‘por que não dá certo conosco?’’

O sentimento de decepção, frustração e diversas dúvidas se tornam cada vez mais presentes.

Para tentar entender o que está ocorrendo, o primeiro passo é consultar um médico especialista. A solicitação de exames é um procedimento padrão e tem como objetivo avaliar o quadro de saúde do casal, a fim de diagnosticar o motivo da dificuldade para engravidar.

A pedidos de nossos seguidores no Facebook apresentamos, a seguir, as mais frequentes causas de infertilidade na mulher e no homem, que podem ser isoladas ou estar associadas.

 

 

Infertilidade Feminina:

 

Idade:
Um dos principais fatores no prognóstico dos tratamentos, a idade da mulher está diretamente relacionada à quantidade e qualidade dos óvulos. Sabe-se que ocorre um aumento na dificuldade de gestação em mulheres acima dos 35 anos.

 

Endometriose:
Doença que se manifesta durante a idade reprodutiva da mulher, pode causar cólicas menstruais, dores pélvicas de intensidades variadas e está presente em 50% das mulheres inférteis. Isso pode ocorrer devido à distorção da anatomia local ou pela produção de substâncias que alteram os fatores imunológicos e inflamatórios.

 

Aderências Pélvicas:
Em sua maioria, surgem como uma consequência de infecções, endometriose ou cirurgia prévia. As aderências podem acarretar distorções na anatomia pélvica, impedindo a gravidez natural.

 

Mioma e Pólipo Uterinos:
Podendo estar localizados na parte interna ou externa do útero, os miomas são tumores benignos que podem distorcer a cavidade uterina, alterar as contratilidades do útero, dificultando a implantação do embrião. Já os pólipos podem aumentar o fluxo menstrual, dar cólicas durante a menstruação e também dificultar a implantação do embrião.

 

Síndrome dos Ovários Policísticos:
Distúrbio hormonal que causa aumento no tamanho dos ovários, pode resultar na falta de ovulação. Sua causa pode envolver uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Os sintomas incluem irregularidade menstrual, excesso de pelos, acne e obesidade.

 

 

Infertilidade Masculina:

 

Varicocele:
Uma das principais causas da infertilidade masculina. Sua presença compromete os vasos testiculares, prejudicando a produção dos espermatozoides. Os principais sintomas são sensação de peso e dor na região.

 

Azoospermia:
É a ausência de espermatozoides no fluído ejaculado. Pode ocorrer devido a uma obstrução no trato reprodutivo ou produção insuficiente de esperma.

 

Fatores ambientais:
Pessoas expostas a produtos químicos, radiações ou medicamentos específicos podem ter sua fertilidade prejudicada. A exposição constante ao calor também pode motivar falhas na produção de espermatozoides.

 

 

Além de todas as causas já citadas, existem outras questões que podem causar infertilidade tanto no homem quanto na mulher, tais como:

 

 

Alcoolismo, tabagismo e drogas:
O uso destas substâncias pode prejudicar a fertilidade do casal, pois afetam diretamente os hormônios.

 

Obesidade:
O excesso de peso/obesidade alteram a qualidade dos gametas masculino e feminino.

 

Câncer e Tratamentos Oncológicos:
A fertilidade pode ser prejudicada pelo próprio tumor ou pelos tratamentos contra o câncer, que são agressivos e podem comprometer a qualidade dos gametas masculino e feminino.

 

 

Nosso objetivo, ao apresentar este compilado, é ajudá-lo a conhecer os fatores mais frequentes associados à infertilidade.

É imprescindível que você consulte um médico especializado assim que notar alguma dificuldade para engravidar.

 

 

No Comments

Comments are closed.