Você sabia que alguns hábitos podem prejudicar a fertilidade de mulheres e homens? Isso mesmo. Confira abaixo algumas dessas práticas que são comuns no dia a dia e dicas de como evitá-las.
MULHERES
1. CONSUMIR MUITA CAFEÍNA
Presente na rotina de muitas pessoas, a cafeína não está somente no café, mas também em chás e refrigerantes. O consumo excessivo da substância pode afetar a produção de óvulos e alterar os níveis hormonais.
Dica: Tome uma ou duas xícaras por dia para não prejudicar a fertilidade.
2. ESTRESSE
A saúde emocional é fundamental para a fertilidade. Os efeitos fisiológicos causados pelos altos níveis de estresse podem interferir na redução da produção de hormônios importantes para o sistema reprodutivo.
Dica: Procure identificar as situações que provocam tensão e planeje suas atividades diárias para evitar acúmulo de tarefas. Momentos de lazer e descanso também são fundamentais para a redução do estresse. Se achar necessário, busque ajuda de um profissional especializado.
3. FUMAR
Mulheres que fumam têm em torno de duas vezes mais chances de ser inférteis, podendo aumentar o número conforme a maior quantidade de cigarros consumidos. Além disso, mulheres tabagistas têm 30% menos chances de engravidar e acabam precisando de quase duas vezes mais tentativas de Fertilização In Vitro (FIV).
Tabagismo passivo:
Há evidências de alteração na qualidade dos óvulos devido à inalação da fumaça do cigarro, mesmo em mulheres não tabagistas.
Dica: Pare de fumar para preservar a sua fertilidade. Se achar necessário, procure ajuda de um profissional da saúde para auxiliar neste processo.
Dica Extra: Confira outras informações, abordadas pela Dra. Carolina Andreoli (ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana). Clique aqui
4. NÃO CONTROLAR O PESO
A chances de gravidez podem diminuir se você estiver abaixo ou acima do peso. Os distúrbios também podem alterar o estrógeno, hormônio sexual feminino. Além disso, essas alterações podem ocasionar problemas psicológicos como diminuição da autoestima e do desejo sexual.
Dica: Procure ter uma alimentação saudável e agradável. O ideal é contar com orientações de um nutricionista para avaliar melhor o seu caso.
5. PRÁTICA INTENSA DE EXCERCÍCIO FÍSICO
A prática de exercícios físicos auxilia no fluxo sanguíneo e aumenta o metabolismo, ocasionando um melhor funcionamento do corpo. Além disso, harmoniza o funcionamento dos sistemas digestivo e reprodutivo. O excesso de exercício físico pode diminuir a gordura corporal e, consequentemente, reduzir os níveis de estrogênio.
Dica: Cuidado com a intensidade!
HOMENS
1. USAR RECIPIENTES PLÁSTICOS
Os componentes do plástico têm efeitos nocivos à saúde e são correlacionados ao aumento da incidência de alguns tipos de câncer e alterações na fertilidade masculina. O ftalato é um componente químico utilizado neste tipo de material e pode prejudicar a produção hormonal, levando à diminuição de testosterona.
Mães de meninos:
Estudos apontam que a exposição a níveis elevados de ftalato, principalmente nos três primeiros meses de gestação, tem sido associada com o aumento da incidência de alterações dos órgãos genitais do bebê. Assim, os hábitos da mãe na gestação podem levar a um desbalanço hormonal com impacto decisivo na vida reprodutiva de seus filhos.
Onde o ftalato pode estar presente?
Materiais feitos de plástico, tais como embalagens, potes, copos, plástico filme (utilizado para embalar alimentos) e brinquedos. O agente químico também está presente em cosméticos, dando brilho e fixação da cor em esmaltes, aspecto líquido ou cremoso em sabonetes líquidos, desodorantes, hidratantes, condicionadores e xampus.
Dica: Como o ftalato sai facilmente do plástico, contaminando os alimentos e líquidos que estão em contato, evite embalar comida em recipientes feitos com o material. Procure não consumir bebidas em copos descartáveis e tenha consciência de que os hábitos do dia a dia interferem na saúde.
Dica extra:
Confira outras informações comentadas pela embriologista sênior da Clínica ProSer, Letícia Arruda. Clique aqui
2. NOTEBOOK NO COLO
O uso prolongado do notebook no colo pode prejudicar a produção e a qualidade das células reprodutivas masculinas, causando infertilidade. A prática também pode provocar mortalidade e fragmentação de DNA dos gametas.
O aumento do calor gerado pelo notebook pode afetar o ambiente testicular, que depende de temperatura adequada para manter a saúde dos espermatozoides.
Dica: Evite usar notebook no colo, principalmente durante horas.
3. USAR CUECA APERTADA
Utilizar cuecas muito apertadas pode prejudicar a produção de espermatozoides. Estudos apontam que os níveis anormais de contagem e de mobilidade do gameta podem estar diretamente associados à utilização de roupas íntimas muito justas, como as cuecas boxers.
Dica: Evite cuecas apertadas e use as opções mais folgas como a samba canção, por exemplo.
4. ESTRESSE
O diagnóstico de infertilidade também pode estar relacionado ao fator estresse. Distúrbios do sono, por exemplo, alteram o ritmo biológico do corpo e prejudicam a produção de hormônios associados à reprodução e fertilidade.
Dica: Tenha atividades cotidianas que sirvam como válvula de escape para situações estressantes. Se achar necessário, busque ajuda de um profissional especializado.
5- CONSUMIR MUITA BEBIDA ALCOÓLICA E CAFEÍNA
O consumo excessivo de bebida alcoólica pode afetar a qualidade do sêmen. Segundo reportagem na Revista Veja Saúde, sobre estudo dinamarquês, a ingestão de cinco copos por semana já pode ser prejudicial para a fertilidade masculina.
Quanto à cafeína, segue a mesma lógica: se houver abuso, é prejudicial. Homens que ingerem mais de duas xícaras de expresso por dia, segundo estudo americano , têm mais dificuldades para serem pais através da fertilização in vitro (FIV).
Dica: Procure ingerir menos bebida alcoólica e preste atenção na quantidade de cafeína que você consome ao longo do dia, ela está presente em diversas bebidas.
Fontes:
www.clinicaproser.com.br/o-impacto-do-tabagismo-na-fertilidade
https://www.guiadobebe.com.br/laptop-no-colo-pode-resultar-em-infertilidade-masculina/
https://www.otempo.com.br/brasil/uso-continuo-de-cueca-apertada-causa-infertilidade-1.265789
https://saude.abril.com.br/familia/como-cafe-cigarro-e-alcool-interferem-na-sua-fertilidade/