fbpx

A COVID -19 pode alterar a fertilidade masculina?

A COVID -19 pode alterar a fertilidade masculina?

Com o surgimento das infecções pelo Coronavírus (COVID-19), desde o final de 2019, médicos e pesquisadores vêm procurando entender as consequências da doença no organismo dos pacientes. Até agora, sabe-se mais claramente sobre os danos causados ao sistema respiratório, mas pesquisas iniciais apontam que o vírus pode ocasionar prejuízo a outros órgãos também.

Em estudo publicado recentemente na plataforma científica MedRxiv, pesquisadores do departamento de Urologia do Hospital de Nanjing e da Escola de Enfermagem do Suzhou Vocational Health and Technical College (Jiangsu, China) perceberam que, ao revisar os últimos dados da literatura sobre a doença, os rins também tinham sofrido alterações significativas pelo Coronavírus. Dos pacientes pesquisados, infectados pela COVID-19, de 3 a 10% apresentaram função renal alterada, e 7% mostraram ter dano renal agudo.

Para melhor compreensão, em termos de fisiologia, as células tubulares renais (características do rim) têm grande quantidade de receptores para a Enzima Conversora da Angiotensina2 – ACE2. No estudo tornou-se evidente que o Coronavírus tem alta afinidade com essa enzima, sendo capaz também de adentrar as células tubulares renais causando reação inflamatória elevada. A inflamação pode levar à atrofia tubular renal e danificar os rins, importantes para o equilíbrio ácido-básico do organismo.

Os pesquisadores também verificaram que, similarmente, nos homens, os tecidos dos testículos apresentam alta quantidade de receptores para a enzima ACE2, e portanto acabam igualmente sendo porta de entrada para a COVID-19. Por consequência, pode levar à orquite (inflamação dos testículos de forma semelhante à caxumba).
Ainda é prematuro afirmar que a COVID -19 poderá causar infertilidade masculina, já que atinge homens jovens em idade reprodutiva. Contudo, é necessário que os profissionais envolvidos no atendimento observem atentamente os processos inflamatórios nos testículos desses pacientes, pois podem deixar sequelas da doença, orientando para as possíveis e melhores condutas.
E não esqueça: se possível, fique em casa. Cuide da higiene geral, especialmente das mãos e do rosto.

Dr. Carlos Augusto Link – Diretor Técnico da Clínica ProSer
Clínica ProSer
Endereço: Rua Cel. Paulino Teixeira, 97
Telefone: (51) 3398-4980

Acesse a pesquisa em: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.02.12.20022418v1

No Comments

Comments are closed.