Sarampo: Cuidados importantes

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda e de natureza viral. Ela é tão grave que alguns países apontam o sarampo como um dos principais responsáveis pela mortalidade de crianças menores de 5 anos.
O Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Infelizmente, o país vem enfrentando recentemente surtos da doença em algumas regiões e está em período de Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo até o dia 31 de agosto. O objetivo é reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência de sarampo no Brasil.

Saiba quais são os sintomas do Sarampo e como se cuidar:

Quais são os sintomas?
• Febre alta, acima de 38,5°C;
• Dores de cabeça;
• Manchas vermelhas na pele, surgindo primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo resto do corpo;
• Tosse seca;
• Coriza;
• Conjuntivite;
• Manchas brancas que aparecem na mucosa da boca, antecedendo de 1 a 2 dias do aparecimento das manchas vermelhas na pele.

Como é transmitido?
O Sarampo é transmitido de forma direta, através das secreções expelidas pelas pessoas infectadas ao falar, tossir, espirrar e até mesmo respirar. Por isso, a doença é extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer sexo e idade.
A transmissão acontece de 4 a 6 dias após o aparecimento das manchas vermelhas na pele, mas o período de maior transmissibilidade ocorre entre 2 dias antes e 2 dias após o início das manchas cutâneas. As complicações infecciosas podem contribuir para a gravidade do Sarampo, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Como prevenir?
A prevenção deve ser feita através da vacinação contra o sarampo, sendo a única maneira de prevenir a doença. Este ano, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo está sendo realizada até o dia 31 de agosto. As crianças devem ser levadas aos serviços de saúde para tomar a vacina, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Esquema de Vacinação, de acordo com o Ministério da Saúde:
Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).
Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice
Adolescentes e adultos até 49 anos:
Pessoas de 10 a 29 anos: duas doses das vacina tríplice
Pessoas de 30 a 49 anos: uma dose da vacina tríplice viral
Segundo o Ministério da Saúde, quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

Quem NÃO DEVE receber a vacina?
• Casos suspeitos de sarampo
Gestantes: devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, é necessário se assegurar de estar protegida. Um exame de sangue pode dizer se a pessoa já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês antes da gravidez, ou seja, esperar pelo menos quatro semanas antes de engravidar.
• Menores de 6 meses de idade
• Imunocomprometidos.