Reflexos da Toxoplasmose na Gravidez

O surto de Toxoplasmose vem assustando a população de Santa Maria/RS, principalmente as gestantes. A cada semana, o número de pessoas infectadas aumenta. Na maioria dos casos, a Toxoplasmose pode não apresentar sintomas, embora esteja associada a um número elevado de alterações fetais.

O período de incubação da Toxoplasmose vai de 10 a 23 dias – quando a causa é a ingestão de carne – e de 5 a 20 dias, quando o motivo é o contato com cistos de fezes de gato. Os sintomas mais comuns são febre, cansaço, mal-estar e gânglios inflamados.

O risco de infecção no feto e a gravidade das sequelas estão relacionados à idade gestacional no período de infecção aguda na mãe. Quando adquirida no início da gestação, pode levar ao aborto ou a sequelas graves como surdez, cegueira, microcefalia, calcificações intracranianas, ascite, catarata, intestino ecogênico e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Quanto aos recém-nascidos, a maioria não apresenta sintomas. Em grande parte das crianças afetadas as sequelas vão aparecer mais tarde. A mais comum é retinocoroidite, que atinge até 70% dos infectados.

Toda gestante deve se submeter ao pré-natal, período em que o médico poderá tomar as condutas necessárias a cada caso, ainda ao longo da gestação, tanto em termos de profilaxia quanto de tratamento.

Além disso, como prevenção, você deve adicionar a sua rotina outras medidas listadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Seguem:

•  Não ingerir carnes e ovos crus ou malcozidos. Dar preferência às carnes congeladas;
  • Consumir apenas água mineral ou filtrada;
  • Não usar a mesma faca para cortar carnes, vegetais e frutas, além de lavá-los bem em água corrente;
  • Usar luvas ao manipular alimentos e carnes cruas, uma vez que a pessoa pode levar sem querer a mão à boca;
  • Evitar contato com fezes de gato e com o próprio animal;
  • Fazer limpeza diária com água fervente do recipiente em que os gatos depositam suas fezes;
  • Alimentar gatos domésticos com rações comerciais;
  • Usar luvas ao manusear a terra ou jardim;
  • Em pessoas que possuem deficiência imunológica, pode ser necessária a prevenção com o uso de medicação, dependendo de uma análise individual de cada caso.

Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/surto-de-toxoplasmose-agrava-superlotacao-do-centro-obstetrico-do-maior-hospital-de-santa-maria.ghtml