fbpx

NOVEMBRO AZUL: Conscientização sem preconceito

NOVEMBRO AZUL: Conscientização sem preconceito

Saúde masculina, esclarecer para prevenir.
Fecha-se o Outubro Rosa e abre-se o Novembro Azul – este dedicado à saúde masculina. O propósito é o de chamar a atenção sobre os cuidados e programas voltados ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, neoplasia maligna mais frequente nos homens (exceto câncer de pele, do tipo não melanoma), e o segundo tipo de câncer que mais leva a óbito. É uma doença com alta frequência, mas quando diagnosticada na fase inicial tem grande possibilidade de cura, não podendo ser menosprezada.

Por ser uma patologia que não tem manifestações, exceto em casos já avançados, todo homem acima de 50 anos tem a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia de procurar uma avaliação com especialista. Já homens com histórico familiar de neoplasia da próstata, obesidade acentuada e afro-descentes devem começar a investigar a partir dos 45 anos.

A averiguação tem como base a história familiar. É necessária coleta de sangue para análise do PSA total – Antígeno Prostático Específico – molécula produzida somente pela próstata, cujo aumento abrupto ou progressivo orienta a uma possibilidade de tumor, já que outras situações como crescimento benigno da próstata ou prostatite também podem provocar elevação do PSA total.

A Ecografia da próstata, por via abdominal, é outro exame importante para avaliar o tamanho da glândula e relacionar com os índices do PSA total.

Por fim, a palpação digital da próstata, através do toque pela região anal, é também fundamental. É interessante observar que este exame é muito simples e pouco desconfortável, porém gera muita ansiedade aos homens na primeira vez, provavelmente por preconceitos não fundamentados.
Em caso de suspeita de câncer, faz-se necessária a biópsia com extração de vários fragmentos, bem como ressonância magnética multiparamétrica, que localizará com mais precisão os pontos característicos do tumor.

O tratamento do câncer de próstata depende basicamente do estágio e da agressividade do tumor. Dependendo do grau de evolução é possível: o acompanhamento clínico – conhecido como vigilância ativa rigorosa pelo paciente e médico (apenas em casos bem selecionados), radioterapia e até cirurgia radical, quando se retira completamente a próstata. No que diz respeito à opção cirúrgica, pode haver possíveis complicações como disfunção erétil e incontinência urinária, que hoje são menos frequentes, embora ainda existam.

 

 

Fertilidade pode ser afetada

Importante salientar que devemos aproveitar este Novembro Azul para lembrar que existem outras doenças que acometem aos homens, além do câncer de próstata, que merecem ser recordadas e prevenidas.

Falando para os jovens, lembramos que a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é fundamental, pois uma relação sexual sem prevenção pode ser a porta para o desenvolvimento de prostatite (infecção da próstata) ou orquite (infecção nos testículos que pode levar inclusive à obstrução dos canais que conduzem os espermatozoides, provocando dificuldade de gravidez).

Já nos homens adultos, existe o crescimento natural da próstata que pode levar à redução do calibre da uretra (canal que passa no meio da glândula) provocando problemas do fluxo da urina.

Após os 40 anos existe a tendência de redução imperceptível da testosterona (hormônio masculino), sendo que a maioria dos homens desconhecem suas manifestações, podendo interferir na área sexual e no corpo em geral. Com investigação criteriosa, pode ser indicada a reposição hormonal conduzida por profissional experiente.

Atualmente, sabemos que 50% das causas de dificuldades de um casal engravidar estão relacionadas ao fator masculino. Homens jovens e adolescentes com diagnóstico de varicocele (veias dilatadas do testículo) associado a uma redução do tamanho do testículo ou produção alterada de espermatozoides devem ser investigados. Nesses casos, pode haver infertilidade no momento ou no futuro. Também são necessários cuidados com hormônios, suplementos alimentares e anabolizantes (uso abusivo e sem orientação), pois podem afetar o aparelho reprodutor, sem ser percebido.

 

 

Congelamento de espermatozoides

Infelizmente, o homem jovem também pode ser acometido por vários tipos de neoplasias, que irão necessitar de tratamento cirúrgico, quimioterapia ou radioterapia. De alguma forma, estes tratamentos poderão afetar, no futuro, a qualidade e quantidade de espermatozoides, na maioria das vezes com recuperação. Porém, em outras, de forma irreversível. Sendo assim, uma alternativa importante e viável para a preservação dos gametas masculinos é a coleta e o congelamento de espermatozoides, antes de iniciar qualquer tratamento.

Outra indicação de congelamento de espermatozoide é para homens que apresentam progressiva piora da espermatogênese, sem causa identificável e sem resposta ao tratamento proposto.
É importante lembrar, que desde que tenhamos um espermatozoide vivo podemos, através da técnica da reprodução assistida, desenvolver um embrião.

Por fim, a saúde do homem – desde o nascimento até o envelhecimento – passa por diversas fases. Na primeira devemos ficar atentos ao desenvolvimento dos órgãos genitais, testículos e pênis, acompanhando a posição anatômica e as dimensões. Para o envelhecimento sadio de um homem ativo e com autonomia, é relevante lembrar que a prática de atividades físicas regulares (caminhadas, musculação, natação, Pilates, entre outros) bem como os cuidados com alimentação, são fundamentais. Sedentarismo e obesidade não são bons companheiros para quem deseja uma boa saúde.

 

Dr. Mariano Barcelos Filho
Urologista e Andrologista – CRM/RS 17095
Médico Parceiro da Clínica ProSer
Fone: (51) 32302727
E-mail: clinicadrbarcelos@gmail.com
Rua Costa, 30 sala 804 – Menino Deus/Porto Alegre

No Comments

Comments are closed.