DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS
Nosso princípio é cuidar bem de você.
Cada experiência de casais ou indivíduos na busca pela fertilidade deve ser tratada de forma única, com dedicação exclusiva e profundo conhecimento científico, avaliando todas as possibilidades de tratamento.
Por esta razão, a ProSer oferece suporte integral e tratamentos individualizados nas áreas da ginecologia, urologia, embriologia, psicologia, entre outros, aliados a um laboratório de excelência em medicina reprodutiva.
Avaliação da fertilidade do casal
Avaliação da fertilidade feminina
Anovulação
Síndrome do ovário policístico – SOP
Falência Prematura Ovariana - FOP
Hiperprolactinemia (prolactina elevada)
Alterações da tireoide
Obstrução das trompas de Falópio
Endometriose
Desordens uterinas
Abortos recorrentes
Esterilidade sem causa aparente (ESCA)
Avaliação da fertilidade masculina
Azoospermia
Hipospermia
Oligozoospermia
Astenozoospermia
Teratozoospermia
Necrozoospermia
Problemas hormonais
Anormalidades físicas
Bloqueios: obstruções nos canais deferentes e dutos espermáticos evitam a saída de espermatozoides;
Hidrocele: presença de uma bolsa líquida na região escrotal;
Ejaculação retrógrada: a ejaculação ocorre para dentro da bexiga;
Criptorquidia: a não descida do testículo para dentro da bolsa escrotal durante a infância;
Varicocele: presença de varizes na bolsa escrotal, prejudicando a produção e motilidade de espermatozoides;
Vasectomia: a vasectomia previa é uma causa obstrutiva. A reversão cirúrgica dependerá do tempo transcorrido desde a realização do procedimento, sendo o sucesso muito pequeno após cinco anos. Recomenda-se a retirada de espermatozoides para utilização fertilização in vitro-ICSI.
Outras causas de infertilidade no homem
Câncer:o câncer pode afetar a vida reprodutiva do homem de diversas formas. Tratamentos à base de quimioterapia e radioterapia, bem como outras drogas, podem determinar a morte das células produtoras dos espermatozoides. Atualmente, uma das técnicas mais utilizadas na preservação da fertilidade do homem é o congelamento de várias amostras de sêmen, realizadas através da criopreservação, antes do início dos tratamentos. As taxas de sucesso de gestação são elevadas.
Fatores genéticos:alterações genéticas comprometem 1% a 2 % da população geral masculina. Quando severas, é importante a realização de investigação cromossômica. Aconselhamento também é indicado nestes casos.
Idade do homem:embora a idade tenha maior impacto na fertilidade feminina, estudos evidenciam que o passar dos anos também contribui para a infertilidade masculina. Pode ocorrer decréscimo da função testicular, do nível de hormônio e da produção de esperma. Há tratamentos indicados para estes casos.
EXAMES COMPLEMENTARES
Biópsia embrionária
Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD)
Embora o termo biópsia embrionária possa assustar os futuros pais, os exames PGS e PGD consistem basicamente na retirada de quatro a dez células de um embrião, em estágio de blastocisto, através do auxílio de um raio laser de alta precisão. Estas células dão origem à placenta. Por encontrarem-se em grande número, não irão alterar o desenvolvimento do feto posteriormente.
As células retiradas são enviadas a laboratórios de genética para análise. O procedimento de biópsia embrionária é o mesmo, tanto para a realização do PGD ou do PGS. O que irá definir será a avaliação clínica anterior.
O PGS é indicado em casos onde se deseja analisar alterações cromossômicas do embrião, a fim de evitar que aqueles com número anormal, chamados aneuploides, sejam transferidos. Em pacientes com idade avançada (a partir de 38 anos), as chances dessas alterações embrionárias aumentam, reduzindo a possibilidade de gestação. Ao se transferir somente embriões normais, após a verificação do PGS, observa-se um aumento na taxa de gestação por transferência.
Para casais que têm histórico de doenças genéticas na família, como a fibrose cística, distrofia muscular, entre outras, o PGD é indicado. Esta técnica avalia se o embrião é portador ou não de um ou mais genes envolvidos na manifestação da doença que está sendo pesquisada.
A clínica ProSer realiza a biópsia embrionária, através do Laser Lykos. As amostras são encaminhadas para análise em São Paulo (SP) ou em Buenos Aires, Argentina, ambos os laboratórios capacitados à realização de diagnósticos genéticos.
Histerossalpingografia - realizada em clínicas de radiologia
Videolaparoscopia diagnóstica e cirúrgica - realizada em âmbito hospitalar
Videohisteroscopia diagnóstica e cirúrgica - realizada na clínica ProSer ou em âmbito hospitalar
Teste de Fragmentação de DNA Espermático (FRAG)
Inseminação intrauterina – IUI
Esta avaliação, somada a testes e exames específicos, vai auxiliar na elaboração mais rápida de um plano de tratamento.
Indução da ovulação e superovulação
Fertilização in vitro – FIV
Injeção intracitoplasmática – ICSI
Porém, nem todos os óvulos fertilizam e nem todos aqueles fertilizados se transformam em embriões viáveis para a transferência posterior ao útero. Segundo as novas resoluções do Conselho Federal de Medicina, o número de embriões transferidos dependerá da idade da mulher. Os embriões de qualidade, excedentes, deverão ser congelados e poderão ser utilizados em futuras transferências.
Preservação da fertilidade
A criopreservação é o congelamento de espermatozoides para preservação da fertilidade futura. É um método recomendado a pacientes que possam ter comprometimento reprodutivo em função de doenças, cirurgias ou tratamentos capazes de alterar a qualidade e integridade dos gametas. Câncer, diabetes, esclerose múltipla, vasectomia, radio e quimioterapia, traumatismos na medula espinhal estão entre as indicações. O material coletado é congelado em nitrogênio liquido (-196 C°) por tempo indeterminado. Se assim desejado, as amostras congeladas poderão ser utilizadas posteriormente.
Criopreservação Feminina - congelamento de óvulos
Congelamento de embriões
Acupuntura na reprodução assistida
O primeiro trabalho sobre o uso da Acupuntura em fertilização in vitro data de 2002 (Paulus et al). Dentre os benefícios da técnica associada aos tratamentos está a diminuição da ansiedade, aumento do fluxo sanguíneo para o útero, regulação de hormônios, diminuição dos para-efeitos das medicações, auxílio no tratamento do fator masculino. É simples, praticamente sem contraindicações e efeitos adversos, sendo um auxílio para melhorar as taxas de gestações e de nascimentos vivos.