Com a disseminação da COVID -19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga informações e orientações nas diversas áreas da Saúde, na medida em que as pesquisas avançam.
1.Mulheres grávidas têm maior risco com COVID-19?
As pesquisas sobre o impacto da infecção COVID-19 sobre as gestantes estão em andamento. Os dados ainda são limitados, e no presente momento não há evidências de elas estejam em maior risco de grave doença do que a população em geral.
Entretanto, devido às mudanças no organismo e no sistema imunológico, sabe-se que mulheres grávidas podem ser seriamente afetadas por alguma infecção respiratória. Por isso é importante que tomem precauções para se proteger contra a COVID-19, e relatem possíveis sintomas (incluindo febre, tosse ou dificuldade respiratória) ao serviço de saúde ou a seu médico.
A OMS seguirá com revisões e atualizações das informações e recomendações assim que mais evidências estejam disponíveis.
2. Estou grávida. Como posso me proteger contra a COVID – 19?
Grávidas devem tomar as mesmas precauções como as outras pessoas contra a infecção COVID-19.
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou gel à base de álcool.
- Manter espaço entre você e outras pessoas e evitar espaços lotados.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
- Fazer higiene respiratória. Quando for tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com o cotovelo ou lenço de papel. Descarte o lenço usado imediatamente.
- Se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, procure cuidados médicos cedo. Ligue antes de ir ao serviço de saúde e siga as orientações da autoridade sanitária da sua região.
Gestantes e mulheres que tenham dado à luz recentemente – incluindo aquelas afetadas pela COVID-19 – devem comparecer às consultas de rotina
Fonte: Organização Mundial da Saúde. https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-on-covid-19-pregnancy-childbirth-and-breastfeeding