fbpx

Calendário de vacinação disponível para os brasileiros

Calendário de vacinação disponível para os brasileiros

Os municípios de todo o país iniciaram a vacinação contra a gripe para idosos e trabalhadores da saúde. Eles fazem parte da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou na segunda (23). Serão realizadas mais duas fases em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o País. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado).

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira fase da campanha contempla esse público.

A fase seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para viabilizar a campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 21,1 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até a próxima semana. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Neste ano, a campanha traz o conceito “Gripe. Tem que vacinar”. Também voltada para as outras duas fases da campanha, as peças destacam as datas de início da vacinação para cada grupo e chamam a atenção para a importância de se respeitar o calendário para que todos sejam vacinados. A mensagem será transmitida por filme para redes e TV, spot de rádio, anúncio, cartazes, peças online, entre outras mídias, no período entre 21 de março a 22 de maio.

COMO VAI FUNCIONAR EM PORTO ALEGRE

Porto Alegre tem particularidades devido ao quadro epidemiológico local. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas os trabalhadores da área da saúde serão vacinados nos postos na segunda e na terça-feira (24). Os idosos começarão a ser imunizados a partir de quarta-feira (25). É preciso ter atenção para uma informação importante: idosos sem sintomas de gripe não devem se dirigir aos postos de saúde, mas sim a uma das 76 farmácias das redes Panvel, Agafarma e São João autorizadas a aplicar as doses gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Inicialmente, havia sido informado pela SMS que as doses gratuitas estariam disponíveis a partir de segunda, mas a data foi alterada por questões logísticas, para permitir que todas as farmácias estejam com estoque para começar o serviço ao mesmo tempo. Os endereços das farmácias que estabeleceram essa parceria com a SMS serão divulgados pela prefeitura da Capital na segunda-feira.

Uma orientação fundamental das autoridades é para que, em caso de filas, os idosos aguardem sua vez à distância, evitando aglomerações. Idosos com sintomas de gripe precisam procurar os postos de saúde para passar por uma avaliação médica.

A etapa seguinte da campanha nacional terá início em 16 de abril, com foco em doentes crônicos, professores das redes pública e privada e profissionais das forças de segurança e salvamento. A terceira e última fase será a partir de 9 de maio, priorizando crianças de seis meses a menores de seis anos, adultos entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas (no período de até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, indígenas, funcionários do sistemas prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa e população privada de liberdade.

CONFIRA A LISTA DE FARMÁCIAS DISPONÍVEIS PARA VACINAÇÃO:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_doc/farmacias_vacina2020.pdf

FONTE:
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46590-41-mil-postos-estao-abertos-para-a-vacinacao-contra-a-gripe
https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/03/vacinacao-contra-a-gripe-comeca-na-segunda-para-profissionais-da-saude-e-idosos-porto-alegre-tera-calendario-diferenciado-ck81m4r4400f501rzklyfwwtu.html

No Comments

Comments are closed.